Jacques Aumont
ANÁLISE SOBRE PROCESSOS CINEMATOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS FUNDAMENTADA EM JACQUES AUMONT E CHRIS RODRIGUES
Belo Horizonte
2013
ANÁLISE SOBRE PROCESSOS CINEMATOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS FUNDAMENTADA EM JACQUES AUMONT E CHRIS RODRIGUES
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Cinema e Audiovisual UNA para aprovação da disciplina Processos e Técnicas em Cinema e Vídeo
Professor orientador: Tatiana Carvalho Costa
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os processos de produção cinematográfica e audiovisual partem de uma ideia inicial que se desenvolve e por meio de um conjunto de etapas e envolve a participação de pessoas que trabalham em equipe.
Neste sentido, este trabalho propõe realizar um estudo sobre processos cinematográficos e audiovisuais à luz de Jacques Aumont e Chris Rodrigues, com o objetivo refletir acerca do uso de conceitos básicos que possam contribuir para a compreensão dos processos cinematográficos e audiovisuais.
Para isto, o trabalho se dividiu em duas partes. A primeira é baseada na análise das ideias de Jacques Aumont e Chris Rodrigues. E, na segunda parte, está a conclusão desta análise, onde são apresentados e discutidos os pontos convergentes e divergentes entre os autores.
2 PRINCIPAIS IDEIAS DE JACQUES AUMONT E CHRIS RODRIGUES
Para fazer a análise das ideias principais de Jacques Aumont e Chris Rodrigues, foi feito um estudo dos textos destes autores, respectivamente, “O filme como representação visual e sonora” e “A linguagem cinematográfica”, onde seus fundamentos foram explicitados a partir da utilização de exemplos contidos em obras audiovisuais.
2.1 Jacques Aumont
Jacques Aumont é teórico de cinema e professor na Universidade de Paris III. No texto “O filme como