Analise filme divergente
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem.
Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade.
Além disso conhece Quatro (Theo
James), rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
A história se passa em Chicago numa época futura. A cidade é toda protegida por enormes cercas de ferro para que não ocorra invasões das regiões ao redor que foram destruídas. Dentro da cidade, os habitantes são divididos em 5 facções para que se manter a ordem e a paz. São elas: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Cada facção é encarregada de um setor da sociedade, por exemplo, a Abnegação cuida da parte política e a Audácia cuida da segurança. Os jovens precisam escolher se querem continuar em sua facção de sangue ou fazer parte de outra, porém essa decisão é definitiva e feita somente uma vez. Para ajudá-los a decidir, são feitos testes de aptidão. A protagonista é Beatrice, uma jovem da Abnegação que quando faz o teste, descobre que é uma divergente, ou seja, tem aptidão para todas as facções. Os divergentes são caçados e correm risco de morte por não serem governados pelo governo, por isso ela tem que esconder esse segredo e decide ir para a Audácia, seu sonho de menina. Seu irmão Caleb decide ir para a Erudição.
A vida de Beatrice fica muito agitada porque terá que enfrentar situações de tensão e passar por um treinamento físico intenso para continuar na Audácia. Beatrice passa a ser chamar Tris dentro da facção. Tris conhece Quatro, seu instrutor de iniciação e eles ficam bem próximos. No meio de tudo isso, Tris descobre que a Erudição e