Análise do conto ‘’que chama solidão’’
A menina é a própia narradora,ela começa contando sobre sua primeira pajem
Maricota a qual se dava muito bem.Era uma personagem descontraida que Maricota decidiu fugir com o seu namorado um trapezista de circo,deixando a menina muito triste.
Com isso a mãe não demorou muito para contratar outra pajem,Leocádia que
Tinha a personalidade totalmenta contrária a de Maricota,ela não gostava de
Ficar entrando em detalhes de sua vida com a menina.
O pai causava suspense,pois foi citado poucas vezes no conto.
Os elementos da narrativa são:Mãe,Pai,Tia Laura,Maricota,Trapezista,Tio Garibaldi,Leocádia e Custódia. Introdução:“Chão da infância.Algumas lembranças me parecem fixadas nesse
Chão movediço,as minhas pajens. Minha mãe fazendo seus cálculos na ponta
Do lápis ou mexendo o tacho de goiabada ou a piano; tocando suas valsas.E tia Laura, a viúva eterna que foi morar na nossa casa e que repetia que meu pai era um homem instável.”
Complicação: “Quando Maricota fugiu com o trapezista eu chorei tanto que minha mãe ficou preocupada:Menina mais ingrata aquela! Acho cachorro muito melhor do que gente, ela disse ao meu pai enquanto ia arrancando os carrapichos do pêlo do Volpi que já chegava gemendo, ele sofria com antecedência a dor da retirada de carrapichos e bernes.” clímax e desfecho: “uma tragédia Laura uma tragédia.Então o médico disse (minha mãe parou para se assoar) que ela pode ficar na enfermaria até o fim, vai morrer, Laura! Enfiou a agulha de tricô lá no fundo, meu Deus!..-A voz sumiu e logo voltou mais forte:Grávida de quatro meses e eu sem desconfiar de nada,era gordinha e agora engordou mais, foi o que pensei!
Alunos: Joel,Rodrigo R e Vinicius