portugues e sua gramatica
A TERCEIRA MARGEM DO RIO
JOÃO GUIMARÃES ROSA
JOYCE ROMIE CABRAL 35
JENIFER TAVARES 36
TURMA 3301
INTRODUÇÃO
João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) em 27 de junho de 1908. Guimarães Rosa começou a estudar francês sozinho por conta própria com menos de 7 anos. Então com a chegada do Frei Canísio Zoetmulder, frade franciscano holandês, em março de 1917, conseguiu iniciar o holandês e continuar os estudos de francês, agora com a supervisão Frei Canísio. Guimarães Rosa era um era um poliglota.
Terminou o curso primário no Grupo Escolar Afonso Pena; em Belo Horizonte, para onde se mudou, antes dos 9 anos, para morar com os avós. Em Cordisburgo foi aluno da Escola Mestre Candinho. Iniciou o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em São João Del Rei, onde ficou por pouco tempo, em regime de internato, mas por não ter conseguido adaptar-se. Em 1925, matricula-se na então denominada Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, com apenas 16 anos. Começou na área das letras em 1929, ainda como estudante.
Escreveu seu primeiro livro “Primeiras Estórias” publicado em 1962, que contém 21 contos que se passam, em sua maioria, em um ambiente rural. Uma desses contos é a “A terceira margem do rio” que conta a história de um homem que se recusa de toda convivência com a família e com a sociedade, preferindo a completa solidão do rio, dentro de uma canoa. O narrador do conto é seu filho que nos mostra todas as tentativa da família, parentes, vizinhos e conhecidos de estabelecer algum tipo de comunicação com o solitário personagem. Entretanto o pai recusa qualquer contato.
Este artigo tem como finalidade fazer uma análise do conto A terceira margem do Rio de João Guimarães Rosa.Vamos contar também sobre a questão social do abandono afetivo e convívio familiar.
JOÃO GUIMARÃES ROSA
BIOGRAFIA: Assim como dito na introdução Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) a 27