Análise do conto William Wilson de Edgar Allan Poe
LOREN KATHARINE DE SOUSA CRUZ
ANÁLISE DO CONTO: “WILLIAM WILSON”
DE EDGAR ALLAN POE
TRADUÇÃO DE BERENICE XAVIER
PIRACICABA
2014
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de apresentar a análise estrutural do conto “William Wilson”, uma das obras de Edgar Allan Poe, que apresenta características de ficção, suspense e horror, na qual a personagem é atormentada por sua própria personalidade.
O conto apresenta o narrador-personagem Willian Wilson, que detém uma personalidade forte e marcante, com uma vida marcada pelo ódio e a desgraça. Na infância houve um desvio de personalidade, mas nem mesmo sua família o consegue conter, ele era responsável por suas próprias ações, podemos atribuir a isso a autonomia, domínio e fracasso na vida de William Wilson.
No transcorrer do conto, Wilson descreve, brevemente, sua família e inicia a descrição de sua personalidade, após isso fala sobre a infância, onde passou o lustro – cinco anos – de sua vida, descreve minuciosamente o local, que pra ele, era como um palácio, mesmo parecendo sombrio á visão dos colegas.
Há, também, a apresentação de seu colega, na qual recebe o mesmo nome que a personagem principal, Wilson é atormentado por esse outro William Wilson, que nasceu no mesmo ano e mês, exatamente no mesmo dia e com aparência física idêntica; e com personalidade também parecida, porém com certo sarcasmo, serenidade ao falar e jamais mostrava o ponto fraco.
Analisando, podem-se encontrar semelhanças absurdas entre William Wilson e William Wilson, mas sempre o nosso narrador-personagem tentando, de alguma forma, envergonhar seu companheiro, porém o nosso segundo William Wilson é incorruptível.
O conto tem algumas surpresas das ações de Wilson para com Wilson, ao final da leitura pode nos surpreender – ou não – com o desfecho.
2. OBJETIVO
Com a análise estrutural do conto “Willian Wilson” de Edgar Allan Poe, o objetivo é aplicar a