A Literatura Gótica
O tema do presente trabalho é: Prosa Gótica – 2ª Geração Romântica. Por meio do mesmo, estarei explanando e ampliando discussões sobre a tão conhecida literatura gótica, que continua refletindo seus ideais e principais características até os dias de hoje, tornando-se assim um tanto versátil e atemporal. A literatura gótica deu-se de maneira livre, tanto na estrutura do texto, independente de rigorosas regras como no parnasianismo, por exemplo, ou no tema, que poderia apresentar diversas possibilidades, contanto que despertasse um certo medo prazeroso no leitor, ou apresentasse qualquer elemento considerado anormal, incomum, como por exemplo a loucura, personagens fantasiosos (como vampiros), surrealismos e etc.
A cultura obscura não permaneceu apenas no ambiente literário, estendeu-se ao cinema, à música e ganhou cada vez mais repercussão através das décadas.
Além de discutir sobre a literatura gótica, este trabalho introduzirá alguns dos principais autores de tal período, suas respectivas biografias, principais obras e algumas curiosidades.
2. A LITERATURA GÓTICA
Contrapondo-se aos valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, certos escritores do Romantismo criaram uma literatura fantasiosa, identificada com um universo de satanismo, mistério, morte, sonho, loucura e degradação. Trata-se da literatura da tradição gótica - conhecida também como maldita - que até hoje encontra adeptos na literatura, na música e no cinema.
2.1 Surgimentos da Cultura Obscura
É através da literatura, uma das formas de expressão mais utilizadas, que se confrontam os temores e se revelam os mais profundos sentimentos e desejos da alma humana, assim como onde se encontra uma definição estética e ideológica sobre os vários aspectos que compõem a cultura.
Mais precisamente, partindo para uma vertente composta da cultura obscura, podemos citar o Romantismo como a principal referência da mesma. Surgido no final do século