Gêneros Literários
Retrata um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia. Neste estilo literário o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam através das personagens. Esta modalidade literária compreende:
• Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da audiência. • Comédia: representação de um fato cômico, que causa riso.
• Tragicomédia: é a mistura de elementos trágicos e cômicos.
• Farsa: peça teatral de caráter puramente caricatural, de crítica à sociedade, porém, sem preocupação de questionamento de valores.
Exemplo: A Farsa de Inês Pereira é um exemplo de gênero dramático.
“Inês: Sabeis vós o que eu queria?
Pero: Que quereis, minha mulher?
Inês: Que houvésseis por prazer de irmos lá em romaria.
Pedro: Seja logo, sem deter!
Inês: Este caminho é comprido: contai uma história, marido.
Pedro: Por certo que me praz, mulher.
Inês: Passemos primeiro o rio; descalçai-vos.
Pedro: E pois como?
Inês: E levar me-eis ao ombro, não me faça mal o frio. “
VICENTE, Gil. Farsa de Inês Pereira. São Paulo: Martin Claret, 2001.
Gênero Lírico
Durante o período da Idade Média os poemas eram cantados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas). A combinação de palavras, aliterações e rima, por exemplo, foram cultivadas pelos poetas como forma de manter o ritmo musical. Logo, essa é a origem da métrica e da musicalidade na poesia. A temática lírica geralmente envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos do eu-lírico, e também os pontos de vista do autor e, portanto, é inteiramente subjetiva. Esse gênero é