Ficha resumo palestra
“FICHA RESUMO/ANALÍTICA DE PALESTRA/CONFERÊNCIA”
1.
2. “Jornalismo e Direito: a relação entre eles na era da comunicação eletrônica”
3. Registrar as principais afirmações do palestrante sobre a relação entre o jornalismo e o direito na era da comunicação eletrônica.
4. Universidade Vale do Itajaí Tijucas, 10 de março de 2014
5. A palestra foi proferida pelo jornalista Carlos Damião, para os alunos do Curso de Administração e do Curso de Direito na instituição referida.
O palestrante iniciou essa temática Jornalismo e Direito apresentando a relação da história do poder do Brasil e a questão da transparência do poder público hoje.
Começando com a história do jornalismo brasileiro no Brasil, o palestrante nos diz sobre o jornalismo que começou com advogados pois naquela época o jornalismo não era encarado como um negócio. Muitos estudantes de direito usavam a redação do jornal como um bico, trabalhavam em redações nos jornais revisando e melhorando o mesmo. Pelo fato de serem inteligentes e cultos e saberem falar vários idiomas, eles trabalhavam também como tradutores do jornal, porque o noticiário chegava do exterior no idioma oficial e tinha que traduzir e quem faziam isso era os advogados. De modo geral até a década de 50, com a grande revolução da imprensa brasileira que modernizou o jornal no Brasil, fez com que desaparecesse um pouco da figura do advogado nos jornais embora tenhamos muitos advogados que continuaram colaborando com os jornais, trabalhando no departamento jurídico.
O palestrante enfatizou a necessidade de remontar a Constituição da República Federativa de 1988 pois nós vivemos num amplo regime democrático pleno de direitos e escassa de deveres. Essa questão alcança a chamada liberdade de expressão, que é um grande problema da idade moderna.
Hoje qualquer um de nós pode abrir um blog e falar o que quiser, o palestrante deixa claro que isto não é jornalismo pois o verdadeiro jornalismo exige técnica, ética