Análise do conto "As Formigas"
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES
FACULDADE DE LETRAS
ANÁLISE DO CONTO “AS FORMIGAS”
LIGYA FAGUNDES TELLES
BREVES-PARÁ
2012
DISCENTE:
Marcelo Furtado
ANÁLISE DO CONTO “AS FORMIGAS”
LIGYA FAGUNDES TELLES
Trabalho
apresentado
como
requisito parcial de avaliação da disciplina, Teoria da Narrativa, ministrada pelo professor Luiz
Guilherme dos Santos.
BREVES-PARÁ
2012
A narrativa “O Conto das Formigas” de Lygia Fagundes Telles, conta a história de duas amigas estudantes que por uma necessidade financeira acabam por alugar um quarto no sótão de uma pensão um tanto quanto decadente. A estada das duas amigas se dá por um período de três dias, culminando em uma saída as pressas em função de acontecimentos insólitos que havia naquele espaço.
O conto apresenta uma única célula, na qual existem duas personagens principais (as amigas) e uma personagem secundária (dona da pensão) que nos é apresentada como uma senhora bastante debilitada e esquisita, como fica bastante claro, quando o narrador-protagonista descreve tal personagem.
[...] A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna.
Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas por uma crosta de esmalte vermelho-escuro, descascado nas pontas encardidas.
Acendeu um charutinho [...].
“As formigas” é um conto narrado em primeira pessoa, fazendo com que o suspense seja um ponto predominante na narrativa, pois, só sabemos o que o narradorprotagonista sabe. Fato que se ratifica em um dado momento do conto no qual as amigas ficam a rir do barulho que produz as chinelas da dona da pensão.
[...] Ficamos nos olhando e rindo enquanto ouvíamos o barulho dos seus chinelos de salto na escada. E a tosse encatarrada. [...]
O narrador-protagonista relata um momento cômico da história, mas somente ele sabe dizer por que tal ruído causou risos nas personagens, haja vista, que para uma