Analise do conto "as formigas"
Aluno: André Costa
Disciplina: Seminário Temático
Turma/Curso: Letras
Literatura Fantástica – Conto: As Formigas (Lygia F. Telles)
I. Introdução
As formigas conta a história de duas amigas, primas e universitárias, uma de Direito e outra de Medicina, que se mudam para uma pensão. Nesse conto, a autora “brinca” com os opostos: a antiguidade e modernidade, sonho e realidade, vida e morte, curiosidade e medo, numa construção de um enredo que não se sabe como termina e que explicações podem ser plausíveis para dar veracidade aos acontecimentos.
II. O conceito de Fantástico segundo Louis Vax
A definição do fantástico não é fácil. Louis Vax em seu trabalho: A arte e a Literatura Fantástica (1974:7), se nega a uma definição. Propõe antes uma delimitação de território verificando as relações que o fantástico mantém “com os domínios vizinhos...” Ao que parece, mesmo quando utilizam a palavra definição, os autores procedem mais ou menos como Vax, procuram explicar o fantástico a partir das relações que ele apresenta com os gêneros contíguos.
III. As origens e características do Fantástico
As narrativas fantásticas constituem-se num gênero que, por lidar com o insólito, com uma realidade supra-humana, com o sobrenatural ou com o inexplicável de qualquer tipo ou forma, remonta aos primórdios da própria literatura; estão ligadas à tradição oral. O povo já conhecia – através das lendas transmitidas de geração a geração, as superstições populares: o arrepio – que a narrativa fantástica, a literatura de imaginação científica, os quadros surrealistas – provoca no leitor moderno; as histórias de vampiros, de alma de outro mundo, de lobisomens, de maus olhados, que causavam outrora a angústia e a diversão das pessoas reunidas em volta de uma fogueira ou à beira de uma lareira; seres estranhos e até mesmo extravagantes, pavorosos, lugares encantados por magias ou cobertos de trevas, onde o real e a fantasia se mesclam sem