questoes
“Técnica = Produção de bens e serviços;
Comercial = Compra, venda e troca;
Financeira = Procurar e aplicar capital
Contábil = Registros, balanços, custos e estatísticas
Administrativa = Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”.
(Apostila AIEC)
A administração é o cérebro da instituição, ele é o responsável por conduzir a empresa e são suas decisões quem definira o sucesso ou fracasso dos negócios.
Fayol enfatizou a importância dessa função que era confundida e frisou a importância de prever, pois, naquela época os gestores estavam mais preocupados na operação do que no planejamento.
2) Fayol deixou claro que não estava ditando leis, por que seu intuito era traçar diretrizes, para ser um norte e não leis. A administração defendida por ele consiste em selecionar dentre seus princípios o que melhor se ajusta a uma dada situação, reconhecendo a particularidade de cada empresa e que alguns exemplos, não se encaixam em outras situações.
Um exemplo de seus princípios muito comum em empresas é a autoridade e responsabilidade, pois na pirâmide da hierarquia, quanto mais alto a posição, maior poder e maior responsabilidade.
Outro exemplo, de que no mundo coorporativo não existem “receita de bolo” é o principio de remuneração de pessoal, pois, cada empresa tem sua forma de mensurar o trabalho realizado pelo colaborador e lhe remunerar com base nisso, algumas empresas incentivam funcionários através de bônus ou prêmios, outras não. É algo bem peculiar.
3) “Fayol se interessou pela organização linear, ou seja, a estrutura piramidal típica, onde a disciplina e a obediência é o ponto forte”
(Apostila AIEC)
Atualmente a maioria das empresas utilizam dessa forma de divisão, porém, com algumas alterações claras, por exemplo, um gerente ter mais subordinados do que o desejável, até para cortar custos e evitar tempo ocioso do mesmo; Staff hoje se