Análise do concreto protendido na construção civil
BARBIERI, Romano Junior Silva1
DA ROSA, Adair
DOS SANTOS, Ivan Ferreira Pinto
SOUSA, Bismark
VIEIRA, Rafael Vinicius
RESUMO
O concreto protendido traz consigo inovações arquitetônicas, possibilitando a produção de projetos mais ousados antes impossíveis pelas limitações do concreto convencional. As vantagens da protensão são inúmeras e justificam seu emprego mundialmente para a execução de projetos arquitetônicos convencionais e arrojados de pequeno, médio e grande porte. Neste artigo serão citadas obras que usaram o concreto protendido, algumas recentes e importantes para Belo Horizonte. Será também explicado como se aplica a protensão ao concreto e a tecnologia usada para que isso aconteça.
PALAVRAS-CHAVE: Concreto, protensão, cordoalha, viga, estrutura.
1 – INTRODUÇÃO
Protender uma estrutura de concreto, além de elevar ao máximo a sua performance, trabalhando a melhor característica do concreto, a resistência à compressão, diminui ou até elimina os poros e fissuras de retração do concreto, protegendo a armadura e aumentando a vida útil do concreto.
Segundo Veríssimo e César Jr (1998), a utilização de estruturas de concreto protendido consagrou-se no Brasil, nas últimas décadas, como técnica construtiva.
Esse fato pode ser comprovado por meio do grande número de obras civis realizadas, desde silos e tanques, passando por pontes e viadutos, até edifícios de todos os tipos, incluindo obras com mais de 40 anos.
1
Alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Newton Paiva.
Orientador: Professor José Francisco Vilela Rosa.
2
A protensão do concreto resulta em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características que serão mostradas neste artigo.
Este trabalho teve como objetivo pesquisar sobre concreto protendido e apresentar o conceito, funcionamento, usos e