radier
Adriano Frazão e Silva
RADIER PROTENDIDO
Subtítulo do Trabalho
São Luis
2014
Introducao
1.1 JUSTIFICATIVA
A fundação tipo radier e um sistema pouco utilizado no brasil onde as pessoas ainda veem com desconfiança. Onde esse tipo de fundação e bastante aprovado onde nos países como EUA onde. O tipo radier em concreto protendido em concreto protendido, que tem sido bastante difundida, por exemplo, em obras do Programa de Arrendamento Residencial – PAR da Caixa Econômica Federal, sendo que em muitos dos exemplos se questiona, se a solução em concreto protendido foi a mais adequada,considerando a pequena espessura de concreto e uso de cabo centrado, aliado à necessidade de uma armadura passiva mínima. Considerando os carregamentos envolvidos nas obras de interesse social e para resistências admissíveis de solo em tornode 0,7 kgf/cm2 talvez um radier em concreto armado resultasse mais econômico, o quedeve ser questionado. Entende-se que a escolha do tipo de fundação deve ser fruto da análise de diversas alternativas e não se deve deixar levar pelas imposições do sistema que se apresente no mercado.
Por outro lado, ressente-se de um material bibliográfico que sintetize o dimensionamento desse tipo de fundação, seja com o uso de protensão ou não, e de ferramenta computacional dedicada que possa otimizar o serviço nos escritórios de projeto de fundação.
No projeto estrutural podem ser usados vários modelos, desde os mais simplificados até alguns mais complexos. Um modelo simples seria o cálculo de lajes “trabalhando” de maneira invertida (de baixo para cima) apoiadas nas paredes e solicitadas pela reação no solo. Neste caso o projetista tem de assumir uma distribuição de tensões no solo compatíveis com a natureza do mesmo. Um modelo mais refinado, recomendado para visualizar um comportamento mais próximo do real, seria considerar.
Portanto, o tipo de fundação