radier
São lajes tipo fundação para residências, edifícios e galpões. De acordo com o solo, estas “lajes” podem ter até 80m x 80m com espessura a partir de 0,10m, distribuindo as cordoalhas nas duas direções Esse tipo de cordoalha e seus acessórios requerem trabalho muito simples na obra, sendo (na maioria dos casos) as únicas armaduras necessárias.
2 ) Preparo do terreno: Acerto manual, colocação das tubulações de água, esgoto e elétrica, colocação de formas laterais.
Para o bom desempenho da fundação - e também por exigência de norma técnica , o solo sobre o qual se assenta o radier dece ter compactação mínima de 95%,com comprovação em laboratório. - Engrossamento do concreto nas bordas e colocação de manta plástica para impermeabilização - Concretagem
3) Tipos de terreno que o radier é utilizado Quando o terreno for pouco resistente, caso de locais alagadiços ou constituídos por solos com características bastante diferenciadas, deve ser feita uma fundação do tipo radier, constituída por uma placa contínua de concreto de 10cm de espessura, totalmente armada (tela soldada) em toda a área da construção.
Radier protendido
Quando a fundação rasa é comprida (para apoiar várias casas, por exemplo), pode ser mais barato executar um radier protendido do que o radier armado, da Impacto Protensão, complementa: "em geral, não vale muito a pena fazer protensão se o radier for muito pequeno, com menos de 5 m ou 6 m" . Radiers protendidos têm sido empregados também em edificações mais altas, às vezes com até 14 pavimentos.
Cabos de protensão
Para executar os radiers protendidos, são usadas cordoalhas plastificadas e engraxadas, dispostas em feixes com largura de 80 cm a 1 m - quanto maior a carga, mais estreita a malha. Nos encontros das cordoalhas, deve-se