os 4 pilares da educação
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
RIO DE JANEIRO
2012
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a professora de filosofia do conhecimento da turma , do , como requisito para a obtenção de grau na avaliação final do período, sob a orientação do Prof.ª.
RIO DE JANEIRO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
INTRODUÇÃO
Em 1990, em Jomtien, na Tailândia, em decorrência da Conferência Mundial de Educação para Todos, por intermédio da UNESCO foram definidos os quatro pilares da educação, os quais deveriam nortear e ser meta para o desenvolvimento escolar de todos os países participantes do evento e signatários de seus documentos.
São os pilares os que seguem:
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Aprender a conhecer - Dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca.
Aprender a fazer - Conhecer e fazer, segundo o relatório, são indissociáveis. O segundo é consequência do primeiro. Aprender a fazer implica no desenvolvimento de competências que envolvem experiências sociais e de trabalho diversas que possibilitem às pessoas enfrentar, de forma mais autêntica, às diversas situações e a um melhor desempenho no trabalho em grupo.
Aprender a viver com os outros - Desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.
Aprender a ser - A educação deve contribuir para o desenvolvimento