Concreto protendido
CONCEITO
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.
É realizada por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. O artifício da protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente.
O peso da carga exerce uma alteração na compressão aplicada previamente.
Com a retirada da carga a viga volta à sua posição original e as tensões prévias são restabelecidas. Se as tensões provocadas forem inferiores as prévias a secção continuará comprimida, não sofrendo rachadura.
Caso seja mais elevada as tensões ultrapassaram as tensões prévias e o concreto ficará tracionado e com rachadura. Retirando a carga a protensão provoca o fechamento delas.
SISTEMAS ESTRUTURAIS EM CONCRETO PROTENDIDO
Graças ao artifício de protensão é possível empregar grande variedade de sistemas estruturais com processos construtivos não são possíveis com o concreto armado. Esses sistemas estruturais são descritos em três categorias de protensão: linear, circular e espacial. Sistema Estrutural com Protensão Linear É aplicada à estruturas retilíneas ou de pequena curvatura, onde os principais sistemas de protensão linear são as vigas simples e continuas e os pórticos.
O sistema de concretagem das vigas pode ser distinguido em duas categorias: viga moldada no local e viga pré-moldada.
Viga Moldada no Local:
É feita por um processo diferente da construção clássica em concreto armado. Feita dentro formas, geralmente de madeira, escoradas de modo a evitar deformações causadas pela pressão do concreto fresco.
Viga Pré-moldada:
É concretada e protendida num local conveniente e depois montada na sua posição definitiva com equipamento adequado. A construção em viga pré-moldada é uma das soluções mais práticas