BIOMASSA
Introdução...............................................................................4
Álcool......................................................................................5 e 6
Biogás.....................................................................................6 e 7
Biodiesel....................................................................................8 e 9
Conclusão.................................................................................10
Bibliografia.................................................................................11
Introdução
Qualquer forma de combustível proveniente de fonte orgânica é denominada biomassa. Exemplos de biomassa são: bagaço de cana-de-açúcar, lenha, lixo urbano ou industrial, carvão vegetal, resíduos agrícolas, biogás etc.
Há duas definições para a biomassa: do ponto de vista da ecologia biomassa é a quantidade total de matéria viva em um ecossistema, e do ponto de vista de geração de energia abrange derivados de organismos vivos utilizados como combustíveis.
Desde os tempos mais remotos a biomassa já era utilizada. Durante o período Paleolítico, uma das primeiras utilizações da biomassa que se tem conhecimento é a madeira, utilizada para gerar o fogo. Diferentemente de hoje, onde a biomassa é principalmente usada para obtenção de energia elétrica, o fogo era utilizado para geração de calor, para cozimento de alimentos, proteção contra o frio e iluminação.
O grande salto da biomassa ocorreu durante a Revolução Industrial, na qual se começou a usar a lenha na siderurgia. No século XIX, com a intensa utilização da tecnologia a vapor, a biomassa teve importante papel para a geração de energia mecânica nos setores industriais e de transporte.
Até a crise de 1970, o petróleo era o combustível mais consumido para a geração de energia, porém ainda se utilizava muito a lenha, principalmente em países tropicais. Essa crise realizou reformas no setor elétrico, de caráter