Pesquisa An Lise Estrutural I
Análise Estrutural I
Nomes: Lorenzo Azevedo Kerber
Professor Daniel Pagnussat
Pesquisa: Lajes protendidas e obra em concreto protendido
A protensão é uma tecnologia que pode ser adotada sempre que for necessário ter vãos maiores, utilizando menos vigas e lajes com maior capacidade de carga. Executada com cordoalhas engraxadas e plastificadas, a laje protendida é bastante utilizada em hospitais, prédios comerciais e residenciais e estacionamentos.
Lajes protendidas têm inúmeras vantagens se comparadas às lajes de concreto armado. Entre eles destacam-se:
Grandes vãos: Uma das principais vantagens do concreto protendido é que permite projetar vãos maiores que no concreto armado.
Seções mais esbeltas: Laje de concreto protendido fornece espessura mínima para qualquer solução para cargas e vãos típicos. Ou seja, desencadeando outras vantagens como menor peso próprio da estrutura e menor altura total do edifício.
Flexibilidade: O concreto protendido pode ser trabalhado com geometria irregular, incluindo curvas. Assim, uma grande flexibilidade de layout pode ser alcançada.
Distribuição de serviços: Serviços mecânicos e elétricos são elementos caros na construção, com significativos custos de manutenção e substituição. Lajes protendidas geralmente oferecem uma zona de distribuição de serviços livre de vigas, diminuindo assim as interferências.
Aberturas: Lajes de concreto protendido podem acomodar aberturas sem muita dificuldade. Furos menores raramente apresentam problemas, pois podem ser facilmente formados entre os cabos.
Velocidade de construção: Concreto protendido é altamente compatível com programas de construção acelerados. Reduz o congestionamento de reforço, o que torna mais fácil a colocação de concreto.
Grande área para lançamento de concreto: Lajes protendidas são mais finas que lajes de concreto e por isso uma área maior pode ser vertido para o mesmo volume de concreto.
Deflexão: A deflexão muitas