Casas Anfibias
O QUE É???
Diria um ditado antigo, da época dos nossos avós: “a necessidade faz o sapo pular”. A frase parece simples, mas explica a busca de cientistas, arquitetos e engenheiros por novas soluções para o planeta. Em tempos de aquecimento global, nada pode ser descartado. Mas as inovações não param – recentemente, um grupo de pesquisadores holandeses criou o projeto
Floatec:
“casas anfíbias”, capazes de flutuar em enchentes, na pequena cidade de
Maasbommel, a 100 km de Amsterdã.
A Holanda é um dos países que mais sofrem com problemas relacionados às inundações, já que está abaixo do nível do mar.
A maioria das pessoas já se "preocupa" com as mudanças climáticas, mas quase ninguém se
"ocupa" delas, tentando antecipar-se a seus efeitos.
Uma grande exceção está em um grupo de pesquisadores da Holanda, um país com altíssima sensibilidade a qualquer elevação do nível das águas - não é por acaso que a região é conhecida como "Países Baixos".
Não se trata de barcos-casas ou qualquer coisa semelhante. São casas visualmente normais, mas com uma fundação especial que as permite flutuar na ocorrência de uma cheia.
Sem partes fixas de cimento, a estrutura está apenas depositada sobre o solo e ajustada a postes de 5,5 metros de altura com anéis deslizantes, o que permite que acompanhe a subida da água. Todos os cabos elétricos e os encanamentos de água e saneamento são feitos em tubos flexíveis e vão dentro dos postes de sustentação.
Como Funciona???
As fundações começaram sendo feitas de múltiplas camadas de uma espuma plástica muito leve, por cima das quais é aplicado o concreto tradicional. A partir daí, a casa inteira é uma casa normal.
Na ocasião de uma enchente, a camada de plástico faz a casa inteira flutuar, como se fosse um barco, evitando que a água penetre e permitindo que a família permaneça em seu interior.
O protótipo funcionou bem, mas o projeto apresentava limitações de tamanho e peso máximos da casa, que, se não fossem respeitados, fariam com que