conflitos na africa
Na Líbia: Há estado de tensão com os Estados Unidos, devido a ação terrorista da derrubada de um avião na Escócia. Assim, houve um embargo econômico com o Estados Unidos e a isolação deste. Além disso, há insatisfação do povo em relação ao governo, que quer a retirada do ditaor Muamar Kadaffi do poder, devido ao seu autoritarismo.
No Egito: Há situação de tensão com o Israel, devido a disputa do controle do Canal de Suez, havendo várias ações terroristas, apesar de tratados de paz. Além disso, devido a insatisfação do povo com o autoritarismo do ditador Mubarak, este foi retirado do poder.
No Magreb: É a região constituída pela Tunísia, pela Argélia e pelo Marrocos, que possui células de organizações islâmicas radicais terroristas, com a AQIM (Al-Qaeda no Magreb Islâmico), que foi responsável pelo atentado em Madri no ano de 2004. Além disso, é uma religião influenciada bastante pela cultura ocidental.
Na Tunísia: O povo se rebelou contra o governo e há facções religiosas extremistas agindo no país.
Na Argélia: Há grande ação terrorista de grupos armados islâmicos radicais, ligados a Al-Qaeda. E, além disso, houve descoberta de jazidas de petróleo no país.
No Marrocos: Este país reivindica a posse das cidades espanholas africanas em terras marroquenses, que são Melilla e Ceuta. Além disso, é um país isolado na união africana. A frente polisário, um movimento político-revolucionário, reivindica um plebiscito para decidir se o povo quer ou não a independência do Saara Ocidental, região que faz parte do Marrocos.
Na Ruanda: Este conflito encerrou-se a pouco tempo, quando os tutsis foram retirados do poder pelos hutus, que constituem a maioria da população, após uma grande carnificina humana, a maior já vista na África.