A onda
Alguns alunos começam a levar o projeto com uma seriedade exacerbada e passar a se sentir superiores aos outros estudantes, que começam a ser oprimidos pelos integrantes da Onda. Os alunos dessa classe perdem sua identidade e começam a pensar coletivamente e irracionalmente, dando ouvidos apenas ao professor, que ditava as regras e eles o obedeciam cegamente. Usando o método de modelamento, o professor conseguiu que sua classe se comportasse do jeito que ele pré-definira.
Os alunos se sentiram parte de ‘’algo maior’’. Acho que isso fez eles fossem tão extremistas e apaixonados pelo projeto. Pela primeira vez naquela escola, eles se sentiram iguais, seguindo as ordens de um líder justo. O processo da transferência é nítido, quando os integrantes da onda começam a usa a violência contra os outros, quando eles começaram a destruir patrimônios públicos tudo em pró do projeto.
O controle comportamental com os alunos contribui apenas se o professor deixar o aluno pensar por si só, e que ele não tire a sua identidade. O professor é uma ferramenta indispensável na formação do caráter de seus alunos, a relação deles é fundamental. Mas o professor deve estar ciente que ele tem um papel muito importante de instruir e ajudá-los, mas, ao mesmo tempo esses alunos precisam ser independentes e formadores de opinião.