ANÁLISE DESCRITIVA E QUANTITATIVA-ADQ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
ESTAGIÁRIAS DOCENTE: ANA PAULA DE MELO SIMPLÍCIO
MÁRCIA LUIZA DOS SANTOS BESERRA PESSOA
ANÁLISE DESCRITIVA E QUANTITATIVA-ADQ
TERESINA, JUNHO / 2012
JOYCE MARIA DE SOUSA OLIVEIRA
ANÁLISE DESCRITIVA E QUANTITATIVA-ADQ
PROFESSORAS: PÓS-DOC REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO MSc:CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA
ESTAGIÁRIAS DOCENTES: ANA PAULA DE MELO SIMPLÍCIO
MÁRCIA LUIZA DOS SANTOS BESERRA PESSOA
MONITORAS: EDYANA SKARLET
JULIANA MARANHÃO
MARIA TEREZA LEAL
SAVINA TORRES
TERESINA, JUNHO / 2012
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a aplicação mais expressiva dos testes descritivos refere-se à análise descritiva quantitativa(ADQ), que conta com o auxílio da análise estatística, para melhor avaliação dos dados obtido(SILVA,2004).
A Análise Descritiva Quantitativa apresenta-se como uma metodologia que proporciona a obtenção de uma completa descrição de todas as propriedades sensoriais de um produto, representando um dos métodos mais completos e sofisticados para a caracterização sensorial de atributos importantes (LAWLESS e HEYMANN,1999).
A Análise Descritiva Quantitativa permite traçar o perfil sensorial dos produtos avaliados, e quando é associada ao estudo afetivo de consumidor, permite chegar-se a conclusões de extrema importância, como saber quais as características sensoriais e em que intensidade estão presentes, nos produtos mais ou menos aceitos pelos consumidores, e ainda verificar em que produtos concorrentes diferem sensorialmente entre si. Na ADQ é utilizada, via de regra, a escala não-estruturada de 9 cm, ancorada em seus extremos com palavras que indicam a intensidade do atributo avaliado. Os resultados da ADQ são avaliados pela Análise de Variância (ANOVA) e Testes de Médias de Tukey, Análise Multivariada (Manova) e Análise de