aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Aluno: João Silva Santos
Turma: 1º E
Data: 27/05/13
Física Experimental: Estudo do lançamento horizontal
2. Introdução
No laboratório, estudamos as características do lançamento horizontal por meio de um experimento do lançamento de uma bolinha e marcando seus pontos, provando que se pode descobrir o ponto que ela vai cair, por meio de cálculos que aprendemos em sala do movimento por intermédio do lançamento horizontal.
2.1 Fundamentação Teórica
O Lançamento Horizontal pode ser considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sob a ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
As equações para o lançamento horizontal são:
Para o movimento de queda livre: y = gt2
2
Para o movimento horizontal
x = x0 + v0t
2.2 Objetivos
A finalidade do experimento é analisar e identificar a relação entre o deslocamento e a velocidade do ponto central de uma esfera que descreve um lançamento horizontal.
2.3 Materiais
Corpo básico
Armadores do corpo básico
Esferas
Folha de papel ofício
Papel carbono
Fita durex
Cordão
3. Procedimento Experimental O procedimento foi feito a partir da medição da altura de queda H da esfera, depois, deve ser