caxumba
A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa.
Agente causador
A caxumba, ou parotidite infecciosa, é causada por um vírus chamado aramyxovirus.
Hospedeiro
O ser humano é o único hospedeiro natural.
Formas de transmissão
O vírus penetra pela boca e vai até à glândula parótida (canal de Stenon) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos testículos, ovários, pâncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo.
Sintomas
Inchaço doloroso das parótidas,febre,dor de cabeça,garganta inflamada,perda do apetite,náusea,vômito,dores nos testículos,dor nos ovários.
Formas de tratamento
O tratamento é predominantemente sintomático, como analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos. A aspirina não deve ser usado em doenças virais, porque a sua utilização tem sido associada com o desenvolvimento de Síndrome de Reye, que pode levar à insuficiência hepática e morte.
Forma de prevenção
A vacina é altamente eficaz e raramente produz efeitos colaterais. É feita através da vacina tríplice viral (MMR), geralmente entre 12 e 15 meses de vida (1ª dose), 4 e 6 anos (2ª dose) e 11 e 12 anos (3ª dose).
Observação
Apesar de rara em pacientes após a puberdade, nos homens, a caxumba pode causar inflamação dos testículos (orquite) e entre as mulheres, do ovário (ooforite), sendo assim necessária atenção