estatistica aplicada
DEPARTAMENTO DE MATEMATICA E FISICA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFESSORA: ROSARIO DE MARIA AROUCHE COBUCCI
SUZANA PEREIRA MARQUES
Análise Descritiva Quantitativa (ADQ)
GOIÂNIA
2014/1
Introdução
A Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) e um método utilizado para descrever as caracteristicas sensoriais de um produto como a de aparência, aroma, textura e sabor dos alimentos, e utilizado uma equipe treinada (10 a 12 pessoas). Os julgadores são treinados, mas não são especialistas. Eles estão familiarizados com o ambiente de laboratório, com os procedimentos para o teste utilizando a técnica de ADQ e com as propriedades sensoriais relevantes do produto.
No treinamento para o ADQ, os membros da equipe trabalham juntos como um grupo de discussão, moderado por um líder, o analista sensorial. Nestas reuniões são exibidas amostras que representam a faixa de variação da qualidade sensorial esperada para aquele produto, incluindo amostras-referência. Nas discussões preliminares em grupo são estabelecidas as características. Após o treinamento da equipe, as avaliações propriamente ditas são realizadas em cabines individuais.
Para quantificar as propriedades sensórias, utiliza-se uma escala não-estruturada (escala gráfica), consistindo de um linha de 9 cm ou 15 cm, com pontos-âncoras (expressões quantitativas) a 1 cm de cada extremidade. Uma terceira expressão quantitativa pode ser colocada no centro da escala. Os julgadores completam a análise fazendo um traço vertical na posição da escala que melhor reflita a sua avaliação para aquela característica de qualidade sensorial. Uma linha é usada para cada característica de qualidade, a qual é impressa na folha de ‘resposta na ordem em que são percebidas/analisadas, conforme definido pela equipe em discussões preliminares. Normalmente utiliza-se uma folha de respostas para cada amostra. Em testes utilizando o ADQ normalmente se faz repetição