Efeito do Número de Ligantes sobre a Cor de Compostos de Coordenação
1. INTRODUÇÃO
Em química de coordenação, o termo complexo significa um átomo metálico ou íon central rodeado por um conjunto de ligantes. Um ligante é um íon ou molécula que pode ter existência independente. Exemplo de um complexo é o [Co(NH3)6)]3+, no qual o íon
Co3+ está rodeado por seis ligantes NH3. O termo composto de coordenação é usado para designar um complexo neutro ou um composto iônico no qual pelo menos um dos íons é um complexo. Um complexo é a combinação de um ácido de Lewis (o átomo metálico central) com várias bases de Lewis (os ligantes).
Os ligantes podem ser classificados conforme o número de átomos ligados ao íon metálico. Ligantes que se coordenam através de um átomo são chamados de monodentados. Ligantes que possuem mais do que um ponto de ligação são chamados como polidentados. Os ligantes que se coordenam através de dois átomos são chamados de bidentados, aqueles com três, como tridentados e assim por diante. Um exemplo é o ligante bidentado etilenodiamino (en, NH2CH2CH2NH2), que forma um anel de cinco membros quando os átomos de N se ligam ao mesmo átomo metálico. Quando os dois nitrogênios efetuam ligação coordenada para um mesmo átomo metálico, o ligante é dito quelante e o complexo pode ser chamado de quelato. Quando cada um dos nitrogênios efetua uma ligação coordenada para um átomo metálico distinto (estes metais podem ser iguais ou diferentes), a ligação é dita em ponte.
2. OBJETIVO
Estudar o efeito do número de ligantes sobre a cor de complexos de níquel.
3. EXPERIMENTAL
1. Prepare 200 mL de uma solução aquosa 0,2 molar de cloreto de níquel.
2. Prepare 1 L de uma solução aquosa 0,2 molar de etilenodiamina.
3. Coloque 5 mL da solução de cloreto de níquel em três béqueres de 50mL.
4. Acrescente, ao primeiro béquer, 5 mL da solução de etilenodiamina, ao segundo 10 mL e ao terceiro 15 mL da mesma solução.
5. Anote as cores