Análise de textos, Irandé Antunes
Livro: Análise de textos fundamentos e práticas.
Autora: Irandé Antunes.
Capítulo 2: Noções preliminares sobre o texto e suas propriedades.
●O conceito de textualidade: Textualidade é a característica estrutural das atividades sociocomunicativas executadas entre os parceiros da comunicação (a manifestação comunicativa é a contextualização).
●O conceito de texto: Texto é a expressão de algum propósito comunicativo (tudo o que falamos ou escrevemos em situações de comunicação, são sempre textos). Todo texto possui uma pretensão comunicativa, um interlocutor e um tema. São propriedades de um texto: a coesão, a coerência, a informatividade (forma e conteúdo), e a intertextualidade. E são condições para que o texto se efetive: a intencionalidade, a aceitabilidade e a situacionalidade.
Capítulo 3: Questões envolvidas na análise de textos.
●Por que analisar textos? É preciso analisar o texto para poder entendê-lo, pois se analisamos frases soltas ou recortes de texto não podemos entender o seu contexto.
●O que é que se faz quando se analisa um texto? Descobre-se o esquema de sua composição, sua orientação temática, seu propósito comunicativo, identifica-se as partes constituintes do texto e suas respectivas funções, as relações que guardam entre si e com elementos da situação, os efeitos de sentido decorrentes de escolhas lexicais e de recursos sintáticos, descobre-se ainda o conjunto de regularidades do texto na sua produção e circulação.
●Com que finalidades se deve fazer a análise de textos? Com a finalidade de desenvolver competências frente às exigências atuais, são elas: competências para a compreensão, competências para a análise e meio indiretamente, e competências para os usos da fala e da escrita.
●Que textos analisar? Todos os textos de qualquer tipo e gênero (desde textos escritos a mapas), porém a escolha do tipo de texto deve ter a