Resenha sobre palestra de irandé antunes
Irandé Antunes é uma linguista brasileira, com formação em doutorado pela Universidade de Lisboa e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco. No decurso de sua carreira de magistério, empenhou-se em debater a questão do ensino de português, ou seja, a maneira de como esta disciplina é apresentada aos alunos em suas diferentes formas. E para melhor difundir suas ideias, publicou livros relacionados aos assuntos que entendia como primordiais de discussão, entre eles, a questão da coesão e coerência de um texto, a interpretação textual e o ensino de língua materna.
Irandé iniciou a palestra retificando algumas considerações feitas pela professora Maria Cristina Freitas Brizolara, e após fez um breve resumo da sua paixão pela linguística, fato que para quem conhece o trabalho da professora consegue identificar muito bem.
Relacionou o tema do evento SENALLP com o que ela iria falar que no caso foi análise de textos. Neste tópico, Irandé explicou que análise seria decompor o texto e de que cada parte contribuiu para o todo, logo o professor deve analisar o texto integral e não frases como ocorria em tempos passados e ainda ocorre em muitos casos, pois a autora defende que o texto não pode ser usado apenas para identificar classes de palavras ou frases soltas, ela aponta análise do texto como ferramenta ideal para identificar a linguagem, embora não necessariamente excluiu por completo a identificação de classes, pois em alguns casos talvez seja necessário saber qual classe pertence determinada palavra para se entender o significado de um período do texto, mas faz uma critica a respeito de análise de frases prontas e elaboradas utilizadas por professores, as quais eram escolhidas para se encaixarem perfeitamente no caso que se pretendia passar ao aluno.
Salientou que o texto não pode ser visto como uma oportunidade de se encontrar erros no uso das línguas, portanto, diz que é necessário ir além da