professora
SAFIRA TAYSA MENEZES ALCÂNTARA E SOUSA
RESENHA:
Capítulo 2
Língua e cidadania: Repercussões para o ensino.
São Paulo
2011
SAFIRA TAYSA MENEZES ALCÂNTARA E SOUSA
RESENHA: Capítulo 2 Língua e cidadania: Repercussões para o ensino.
Resenha do segundo capítulo Repercussões para o ensino, escrito por Irandé Antunes. Trabalho apresentado ao Centro de Comunicação e Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie para a disciplina de Metodologia Científica.
Orientador: Profa. Ms. Beatriz Pereira de Santana.
São Paulo
2011
Irandé Antunes é doutora em linguística pela Universidade de Lisboa, com tese, também é mestra em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Hoje atua como professora de linguística na Universidade Estadual do Ceará, depois se aposentar como professora da Universidade Federal de Pernambuco. Como professora e pesquisadora, exerce uma vasta atividade de divulgação científica, sobretudo junto a professores de língua portuguesa, atua em cursos, também em palestras e debates sempre tratando sobre a língua e seu ensino.
Segundo Irandé Antunes, a gramática nas escolas deveria ser trabalhada de uma maneira que os alunos tenham um entendimento maior da linguagem, para ela, mais que a classificação, é preciso saber a função e nas escolas, se ensina classificação sem dar explicações da função, o que torna o aprendizado da língua algo ruim para os alunos. A autora vai além e explica que, boa parte dos equívocos que se cometem na sala de aula poderia ser evitada ao fazer a distinção entre o que são e o que não são regras da norma culta. Estas, são as normas que auxiliam no entendimento de como usar e combinar os léxicos para produzir algum efeito de comunicação. Nesse grupo, ela nos mostra: a descrição de como utilizar pronomes ou como usar flexões