Análise de RH - "O Diabo Veste Prada"
A postura da personagem Andrea durante a entrevista de emprego é inadequada ao perfil da vaga e ao ambiente. Ela sequer pesquisou com antecedência a organização para a qual se candidatara. Fica, pois, desconcertada quando Miranda lhe pergunta se conhecia a revista Runway. O caso fictício serve de alerta: a busca por emprego requer planejamento e foco. No início da entrevista, Andrea diz: Enviei currículo para todo mundo e fui chamada por vocês, ou seja, atirou para todos os lados. O planejamento pode evitar a exposição desnecessária e mais dissabores.
No final da entrevista, num golpe de sorte, a candidata acaba conseguindo a vaga - totalmente diferente do seu emprego dos sonhos. A função tem atrativos fabulosos (pelos quais um milhão de fashionistas era capaz de dar a vida) e dificuldades imensas.
Passada a surpresa inicial, Andrea demonstra qualidades indispensáveis para qualquer profissional que deseja sucesso no mundo corporativo: equilíbrio emocional para aceitar os ataques da colega Emily, além de maleabilidade e flexibilidade dentro de universo com o qual não se identificava (divas da moda magérrimas, batendo seus saltos altos pelos corredores da redação). É um exemplo de que as pessoas são adaptáveis e, quando querem, conseguem superar os próprios limites. Depois que Andrea foi colocada frente ao desafio, recusou-se a fracassar, um ponto fundamental para quem deseja vencer.
No entanto, como assistente pessoal