Introdução à gestão de pessoas - portifólio senac
As pessoas são os únicos elementos diferenciados de uma organização. Pessoas excepcionais podem fazer funcionar bem uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização. Lacombe (2005, p.16, apud Alen).
Conteúdo das Aulas
As pessoas são os elementos vitais para qualquer organização. Toda organização possui Recursos Humanos; o que as diferencia, tornando-as competitivas e é a gestão deste recurso, a Gestão de Pessoas.
A Gestão de Pessoas, inicialmente restrita ao Departamento de Pessoal, surgiu com a necessidade de contabilizar os trabalhadores e evoluiu acompanhado a Administração. Até meados do século XX o trabalhador era considerado subordinado, posteriormente passou a ser identificado como empregado, em seguida colaborador e hoje se já se pensa em associado. A rígida e inflexível estrutura do Departamento de Pessoal passou por uma evolução para uma relação mais participativa e flexível; os trabalhadores passaram a ser considerados o capital mais valioso da organização. O simples Departamento de Pessoal se transformou em um agente de transformações nas organizações.
Hoje a tarefa da Gestão de Pessoas é potencializar o Capital Humano; a Gestão de Pessoas provê, aplica, desenvolve, repara e monitora os recursos humanos através de planejamentos, métodos e habilidades.
A provisão dos recursos humanos requer um intenso planejamento e acontece através do Recrutamento e da Seleção. A organização traça estratégias para atrair talentos e definir ferramentas que garantam a escolha de profissionais adequados. Com o recrutamento a organização oferece oportunidades ao mercado de recursos humanos, trás candidatos potencialmente qualificados para a seleção. Assim, o recrutamento é um processo de comunicação entre a empresa e o ambiente, que pode ser interno ou externo.
O recrutamento interno é feito com os próprios colaboradores da empresa através de promoção para cargos mais elevados ou