Análise de pontos importantes do PCN
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significado, expressão, comunicação e informação.
Toda linguagem carrega dentro de si uma visão de mundo cheia de significados e significações além do aspecto normal. A abordagem da norma padrão deve ser considerar a sua representatividade, como variante linguística de determinado grupo social e o valor atribuído a ela, no contexto social.
Toda experiência construída no passado deve ser analisado, em busca das relações que estabelece com o presente e devir. Partilhar conhecimentos herdados do passado é apenas o começo do conhecimento da parte que cabe a cada um no processo histórico. A maior ou menor aceitação de determinada manifestação da linguagem a vista prática depende da representatividade que ela assume, nas norma de conduta social. A compreensão dados contribuem para formação geral do aluno, dando a ele possibilidade de aprender e optar pelas escolhas, de ter interesse determinado interesse o desejo de conservá-las ou transformá-las. O espírito crítico não admite verdades sem uma investigação do processo de uma construção representatividade, a consciência do poder e o constitutivo da linguagem.
Destaca-se que a linguagem na escola passa a ser objeto de reflexão e análise na superação e significados veiculados. Para recuperar o momento histórico da Gênese e do uso da linguagem sugere uma inter-relação com outras áreas como ciências e humanas e suas tecnologias e da natureza, matemática e suas tecnologias. Essas disciplinas foram ocasionando mudanças cognitivas e de percepção, podendo ser uma abordagem de interesse. As disciplinas da área de linguagem e suas tecnologias, como o estudo da inter-relação, produção e recepção. Ellen e Roseane
Analisar, interpretar e aplicar