Trabalho ERPs
Engenharia de Produção
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção II
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Professora: Letícia Cristina Silva
8º Período – Engenharia de Produção
Araxá - MG
2014
1. Descreva a evolução que os sistemas MRPII sofreram até chegarem aos ERPs de hoje.
Resposta: os sistemas conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP), surgiu com a necessidade que uma empresa tem de administrar de modo completo e bastante eficiente, de todas as informações que procedem na instituição. Atualmente, tem-se uma grande atenção das organizações em geral, e englobada em todo o mundo. Este sistema é uma evolução de MRP (Materials Requirement Planning) e MRP II (Manufacturing Resources Planning), e tem por finalidade, integrar todos os processos de negócio de uma organização, sendo então uma ferramenta importante para a tomada de decisão, além disto, sua empregabilidade visa à otimização de custos e processos, passando a trabalhar de uma forma conjunta.
2. “Adote o ERP e troque as interfaces por integração.” Critique a frase com base no estado da arte atual dos sistemas ERP disponíveis no mercado.
Resposta: as organizações veem o sistema de ERP como uma grande solução de problemas, o que muitas vezes não se aplica. Estes sistemas na maioria são estrangeiros, são trazidos para o Brasil e nem sempre encaixa nas necessidades da organização, isso faz com que seja necessária a adoção de diferentes módulos ERP (interfaces). Por isso, a analise e avaliação da implementação do processo é inevitável e indispensável, e importante para a determinação do custo/benefício.
3. Se um alto executivo perguntasse a você: “Vale a pena investir pesado num ERP e sua implantação e correr o risco de num futuro próximo ser lançada uma outra solução que obsolesça o ERP comprado?”. O que você responderia?
Resposta: vale a pena sim investir pesado num ERP, mesmo que corra o risco de ser lançado outra solução tornando