O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
.
CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL
O assédio moral no trabalho é o "terror psicológico" impingido ao trabalhador,
"ação estrategicamente desenvolvida para destruir psicologicamente a vítima e com isso afastá-la do mundo do trabalho"
(cf. Márcia Novaes Guedes, in "Mobbing – Violência Psicológica no Trabalho",
Revista LTr, 67-2/162/165).
CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL
"Mobbing”, assédio moral ou terror psicológico no trabalho” são sinônimos destinados a definir a violência pessoal, moral e psicológica, vertical, horizontal ou ascendente no ambiente laboral.
CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL
O termo mobbing foi empregado pela primeiro vez pelo etiologista Heinz Lorenz, ao definir o comportamento de certos animais que circundando de forma ameaçadora outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque. CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL
“A situação em que uma pessoa exerce uma violência psicológica extrema, de forma sistemática e freqüente (em média uma vez por semana) e durante um tempo prolongado (em torno de uns 6 meses) sobre outra pessoa, a respeito da qual mantém uma relação assimétrica de poder no local de trabalho, com o objetivo de destruir as redes de comunicação da vítima, destruir sua reputação, perturbar o exercício de seus trabalhos e conseguir, finalmente, que essa pessoaacabe deixando o emprego" .
INTRODUÇÃO
“De fato, a linha-mestra do comportamento humano na sociedade gira em torno do binômio 'fazer o bem e o mal‘. E isso se dá por influência da própria índole humana, marcada por sentimento inato de preservação de seus direitos personalíssimos. Confere o Direito à sociedade a certeza e a segurança necessárias para o seu desenvolvimento normal”.
(* Carlos Alberto Bittar , em Reparação Civil por Danos Morais, 3a. Edição,
Editora Revista dos Tribunais).
Muito embora o assédio moral seja ainda figura em construção no meio doutrinário – diferentemente do que ocorre com o assédio sexual –, o Ministério do Trabalho e Emprego