sec das luzes XVIII
CURSO DE PEDAGOGIA
SÉCULO DAS LUZES: O IDEAL LIBERAL DE EDUCAÇÃO
MOGI DAS CRUZES
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CURSO DE PEDAGOGIA
SÉCULO DAS LUZES: O IDEAL LIBERAL DE EDUCAÇÃO
MOGI DAS CRUZES
2015
JUSTIFICATIVA
O nosso trabalho pretende, tecer considerações acerca da Ilustração e sua importância para o surgimento da razão em substituição da fé, esclarecer em que consistiam as promessas da modernidade e analisar se tais promessas foram cumpridas, utilizando a perspectiva teórica da Escola de Frankfurt.
Vale ressaltar que não se tem a pretensão de esgotar o tema, apresentando apenas linhas gerais sobre esses assuntos. Também importa frisar que a pesquisa tem como principal objeto a razão e sua passagem do momento em que é emancipatória para o momento em que é dita instrumental; assim, os autores escolhidos como merecedores de maior atenção do Iluminismo, são os que abordaram de forma especial essa questão, não significando que tenham sido os únicos pensadores existentes no referido momento, tampouco que tenham maior importância em relação aos demais.
METODOLOGIA
Para a realização do presente trabalho foram usados, como referencial teórico, livros referentes à Educação, além de pesquisas em websites.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
CONTEXTO HISTÓRICO 7
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVIII 8
ENTENDENDO A TENDÊNCIA LIBERAL E LAICA 8
A PEDAGOGIA ILUMINISTA 10
JEAN JACQUES ROUSSEAU 12
IMMANUEL KANT 16
RACIONALISMO E EMPIRISMO 17
MORAL 17
EDUCAÇÃO 18
MÁXIMAS DE KANT 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 21
INTRODUÇÃO
O século XVIII, ou século das luzes, caracterizou-se por grande fermentação intelectual, por conta da fértil produção dos pensamentos iluministas. Na educação, fortalecia-se a tendência liberal e laica, em que se buscavam novos caminhos para a aprendizagem e a autonomia do