De que forma as convulsões sociais contribuíram para o surgimento das Ciências Sociais?
O surgimento das Ciências Sociais resultou de um conjunto de acontecimentos sociais: o aparecimento da Filosofia das Luzes (Iluminismo), a Independência dos Estados Unidos (Séc. XVIII), a Revolução Francesa (Séc. XVIII), Revolução Liberal Portuguesa (Séc. XX), Revolução Industrial (Séc. XVIII) e a Revolução Agrícola (Séc. XVII). Todos estes acontecimentos ocorreram gradualmente ou seja, originaram-se uns a partir dos outros.
Os Filósofos do Século das Luzes reivindicaram a liberdade do pensamento, a triunfo da razão e a instituição de regimes democráticos, criando preocupações sobre as pessoas e sobre o funcionamento da sociedade.
Foi através da Independência dos Estados Unidos que as Ciências Sociais surgiram na realidade, devido à revolta das pessoas, contra o poder centralizado na monarquia, contra o totalitarismo monárquico. Os revoltados eram essencialmente negros, presos e ladrões, não cumpridores da lei, malfeitores, os exportadores da Europa para os EUA. Os monárquicos exportavam-nos pensando que resolveriam o assunto, mas veridicamente esta revolta levou à independência.
Assim, surgiu o estado republicano, tripartido em poderes: poder judicial (tribunal, aplica sanções a quem transgride as leis), poder legislativo (parlamento, faz e discute as leis) e poder executivo (órgão de soberania, encarregado da administração e execução de leis). As pessoas começaram a ter poder de decisão e execução, devido a uma maior mobilidade social, e começa-se a respeitar os direitos humanos o que vai levar à