Educa O No Seculo XIX
RESUMO
Este trabalho apresenta um breve relato sobre a Educação no século XIX. Algumas idéias e práticas desenvolvidas na época, bem como o contexto socioeconômico que a define, sintetizam o objetivo deste artigo. Como aporte teórico-metodológico, as interpretações de Francisco Cambi foram os principais referenciais utilizados, caracterizando um processo descritivo sobre a evolução dos saberes educacionais e pedagógicos. Podemos concluir, portanto, que no século XIX, foram lançadas as bases da educação moderna, delineando-se novas abordagens e métodos pedagógicos, e também se produzindo novas reflexões sobre os rumos da educação.
1. INTRODUÇÃO
A Educação é um tema considerado essencial, se quisermos entender mais detalhadamente o processo de desenvolvimento histórico da sociedade e da cultura humana. Esta opinião torna-se aceitável ao percebermos o porquê dos historiadores e pesquisadores afins, partindo do reconhecimento de que a abrangência e importância do assunto encontram respaldo na sua dimensão histórica, fazem uso da periodização.
A criação de marcos e divisões temporais para uma delimitação mais aprofundada - não generalizada - de cada etapa da história humana permite que, na proporção em que determinamos sua veracidade, as interpretações e abordagens sobre um determinado tema sejam inseridas dentro de uma ordem tempo-espacial. Estas reflexões são elaboradas a partir de questionamentos diferenciados que colaboram para o debate sobre a construção das ciências. Seguindo este raciocínio, a problemática nos estudos sobre a história da educação converge para tal conduta, que segundo Paul Monroe (1979) deve assim ser vista.
Complementando tal afirmativa, Mario Manacorda (2001, p. 6) aponta que “[...] vários aspectos da educação comportam um relacionamento permanente com os temas mais gerais da história da humanidade.” Ou seja, as características dos processos educacionais estão ligadas aos aspectos sociais,