historia
2ª Serie Ensino Médio
Professor: Bergson Morais Vieira
(PUC/RS -2007) (0,5)
I - A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) foram movimentos sociais antilusitanos que enfrentaram o monopólio comercial metropolitano com grande participação popular e caráter revolucionário republicano.
II - A vinda da Família Real Portuguesa permitiu a elevação do Brasil a Reino Unido e propiciou a criação de instituições administrativas, econômicas e culturais que seriam fundamentais para o futuro Estado independente.
III - A Abertura dos Portos às Nações Amigas (1810) e a política alfandegária que a acompanhou permitiram o desenvolvimento de manufaturas e a posterior independência econômica do Brasil.
IV - A emancipação política caracterizou-se por uma interiorização da Metrópole, já que o imperador também era o possível herdeiro do trono português, e o círculo de poder mais próximo a ele era igualmente composto por portugueses.
As afirmativas corretas são, apenas:
a) I e II d) II e IV
b)I e III e) III e IV
c) II e III
Apesar da liberdade para a instalação de indústrias manufatureiras no Brasil, decretada por D. João, através do Alvará, datado de 1º. De abril de 1808, estas não se desenvolveram. Isto se deveu, entre outras razões, à:
a) impossibilidade de competir com produtos manufaturados provenientes dos Estados unidos, que dominavam o mercado consumidor interno
b) impossibilidade de escoamento da produção da colônia, uma vez que Portugal, intermediário entre a Colônia e a Europa, estava ocupado pelos franceses
c) canalização de todos os recursos para a lucrativa lavoura cafeeira, não havendo, por parte dos latifundiários, interesse em investir na indústria
d) dificuldade de obtenção de matéria-prima (algodão) na Europa, aliada à impossibilidade de produzi-la no Brasil.
e) concorrência dos produtos ingleses, que gozavam de privilégios especiais no mercado brasileiro
2.