historia da enfermagem
Campus Poços de Caldas
“A evolução da enfermagem: Seus desafios, conquistas, o impacto da sua contribuição para a sociedade e as expectativas para os novos profissionais”.
Nome: Adriano Matheus Esdras Claudio
Período: 1º
2015
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das práticas de saúdes está intimamente associado ás estruturas sociais das diferentes nações em épocas diversas. Os períodos transitórios de desenvolvimento das nações, as relações de poder e a articulação da questão saúde, dentro das perspectivas socioeconômicas e politica, são os fatores que caracterizam a evolução da trajetória das praticas de saúde, na qual a enfermagem está inserida. Sendo assim para entendermos a evolução da enfermagem temos que compreender primeiro as praticas de saúde na qual a enfermagem esteve inserida e seus respectivos períodos:
- Praticas de saúde instintiva: caracteriza a praticado cuidar nos grupos nômades tendo como pano de fundo as concepções evolucionistas e teológicas.
-Praticas de saúde magico-sacerdotais: aborda a relação mística entre as praticas religiosas e as praticas de saúde desenvolvida pelos sacerdotes nos templos.
-Praticas de saúde no alvorecer da ciência: relaciona a evolução das praticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito.
-Praticas de saúde monástico-medievais: focaliza as influencias dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas praticas de saúde e as relações destas com cristianismo.
-Praticas de saúde pós-monásticas: evidencia a evolução das praticas de saúde e, em