história da enfermagem
NATAL
2014
A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL
Trabalho apresentado a disciplina de Organização do processo de trabalho em enfermagem, para obtenção de nota e do titulo de Técnico em enfermagem.
NATAL
2014
A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL
O ano de 1922 pelo consenso na historiografia da Enfermagem tem como o marco inicial da enfermagem moderna no Brasil, ano em que foi criada a Escola de enfermagem Anna Nery.
Voltando um pouco no tempo, vemos alguns eventos importantes na história da saúde no Brasil, o processo de industrialização/imigração e a consequente aglomeração de pessoas em precárias condições devidas, eram fatores que facilitavam a proliferação de doenças infectocontagiosas, agravando o péssimo quadro de saúde já existente, impondo medidas urgentes por parte do Estado, contribuindo assim para que a saúde pública aparecesse como preocupação do governo.
Foi criado pelo governo então em 1890 o Conselho de Saúde Pública, em 1892 regulamentou-se o Laboratório de Bacteriologia, criou o Instituto Sanitário Federal em 1894, a Diretoria Geral de Saúde Pública em 1897, o Instituto Soroterápico Municipal em 1900, a notificação compulsória das doenças consideradas transmissíveis em 1902 e instituiu a obrigatoriedade da vacina contra a varíola em 1904.
.Porém somente a partir de 1903, quando Oswaldo Cruz assumiu a Direção Geral de Saúde Pública, algumas práticas eficazes foram implementadas, praticamente foi erradicada a febre amarela, diminuiu a mortalidade pela peste e acabou a epidemia da varíola.
Nos anos de 1920 o movimento sanitário que defendia um modelo de atenção á saúde formado por uma Rede Local Permanente de unidades de saúde começou a ganhar corpo e em 1922 o sanitarista Carlos Chagas criou a escola de enfermagem Anna Nery com o objetivo de formar profissionais que deveriam atuar na saúde pública, como agentes de educação em