Análise da imagem santa Elizabeth
A SERENA MORTE DE SANTA ELISABETH DA TURÍNGIA
___________________
Jean Lucas de Campos Silva
4º Semestre História
Taubaté-SP
2014
Análise da imagem:
A SERENA MORTE DE SANTA ELISABETH DA TURÍNGIA
___________________
Jean Lucas de Campos Silva
4º Semestre História
Trabalho apresentado à disciplina de Burguesia e cultura Medieval ministrada pela professora Doutora Suzana Ribeiro, curso Licenciatura em História, Departamento Ciências sociais e letras, Universidade de Taubaté.
Taubaté-SP
2014
1
Introdução
A imagem analisada neste trabalho foi a: A serena morte de Santa Elisabeth da Turíngia, produzido no século XIII por autor desconhecido. A ilustração esta contida no Les Grandes Chroniques de France, uma compilação de crônicas francesas tidas como símbolo da autoridade e prestígio da soberania. Hoje esta compilação se encontra na Biblioteca Real da França, local que permanece desde o século XVII.
Para melhor entender a análise, achou-se necessário dividir a pesquisa em duas: A História do sujeito em questão na imagem, ou seja, vida e morte da Princesa Elisabeth da Turíngia e em seguida contextualizar o momento registrado na imagem, isto é, a morte da Princesa, com os aspectos do imaginário que acercavam o medievo em relação ao momento último da vida.
O trabalho foi feito por meio de pesquisas bibliográficas dentro das áreas de mentalidade medieval e Hagiografia. Uma observação deve ser feita em relação o primeiro capítulo correspondente à vida de Elisabeth. Devido sua complexa procura, o primeiro capítulo tem a base teórica quase que por completa na dissertação de mestrado de Viviane Rummler da Silva, sob o título: Pintores Fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913), em que a então mestranda, em um dos seus capítulos, discorre da relação do seu tema com a vida da Santa