Apresenta o
Contracetivos
Catarina Teixeira 12º CT2 nº6
Contraceção
A contraceção, em pleno séc. XXI, continua a ser um assunto politica e eticamente muito controverso em diversas culturas e religiões
No entanto, no nosso país, a contraceção tem gradualmente deixado de ser um tabu e hoje em dia já é um assunto considerado normal.
Inclusive, são dadas aulas sobre as relações sexuais e a melhor forma de nos precavermos de doenças e da gravidez, temos também as consultas de planeamento familiar nos centros de saúde, que são feitas com o anonimato nem sendo necessário autorização do enc. de educação ou que qualquer familiar , onde se pode tirar duvidas, receber a pílula e preservativos de uma forma totalmente gratuita.
Métodos contracetivos
Existem diversos métodos contracetivos, dos quais :
Contraceção hormonal oral (vulgarmente conhecida como pílula)
Contraceção hormonal injetável
Contraceção hormonal-implante
Dispositivo intrauterino (DIU)
Preservativo masculino
Espermicida
Abstinência periódica/autocontrolo
Contraceção cirúrgica
Contraceção de emergência
Métodos contracetivos
Dentro dos métodos não naturais podemos dividir em dois subgrupos :
métodos reversíveis
A grande maioria dos métodos pertence a este subgrupo, ou seja, a mulher poderá engravidar quando quiser, bastando que deixe de usar o contracetivo. são exemplos : o preservativo, o DIU, a pílula, as hormonas injetáveis, entre outros.
(nos diapositivos à frente irei explicar cada um deles)
métodos irreversíveis
Os métodos irreversiveis fazem com que a mulher não consiga engravidar, no caso do homem faz com que este não consiga provocar uma gravidez.
Estes implicão a realização de cirugia, que é o caso da laqueação das trompas, no sexo feminino, e a vasectomia, no sexo masculino Métodos contracetivos Naturais
Métodos
contracetivo s Métodos contracetivos não naturais
• Barreira
Dentro dos métodos não naturais reversíveis temos ainda mais uns