Psicologia e serviço social
Resumo – Este artigo apresenta, de forma breve, a constituição da Psicologia enquanto ciência e da Psicologia Social (crítica) como uma área do saber psicológico, muito próxima do Serviço Social, ao se considerarem os objetos de estudo das respectivas disciplinas.
Desenvolve uma reflexão sobre as possibilidades de construção de saberes e práticas interdisciplinares decorrentes da relação dialógica entre as áreas de conhecimento em questão, através de questionamentos voltados às próprias áreas que se encontram inseridas no grupo das Ciências Sociais e Humanas.
Palavras-chave – Psicologia Social. Serviço Social. Produção de conhecimento
Interdisciplinaridade.
Introdução
A Psicologia é considerada uma área do conhecimento científico que, para fins de classificação dentro do saber acadêmico, em algumas universidades, encontra-se vinculada ao Campo das Ciências Sociais e Humanas e, em outras, à área das Ciências da Saúde.
Historicamente, as raízes do conhecimento psicológico podem ser situadas no campo da Filosofia, Biologia e Sociologia. Atualmente, diante da inserção dos profissionais, principalmente a partir das duas últimas décadas, na saúde pública, potencializada pela política pública do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do Movimento Antimanicomial(no campo da saúde mental), de intervenções realizadas dentro de Unidades Básicas de Saúde Artigo recebido em 19.03.2007. Aprovado em 05.07.2007.
*
Doutoranda em Serviço Social/PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil. Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e
Institucional/UFRGS. karen@openbit.com.br.Eidelwein, K.
Psicologia Social e Serviço Social: uma relação interdisciplinar na direção da produção de conhecimento.
Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 2 p. 298-313. jul./dez. 2007
299
(UBS) e no contexto das equipes dos