psicologia e serviço social
Centro de educação a distancia
POLO: Belém - 23201
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 3º SEMESTRE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
Antonia de Brito Sampaio- RA: 380125
Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424
Marciléia Alencar de Moraes-RA: 366499
Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422
Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857
TRABALHO:
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PUBLICA, NA IDENTIFICAÇÃO DESSES FENOMENOS NA VIDA COTIDIANA.
PROFESSOR (AD):
LINDOLFO A. MARTELLI
LOCAL: BELEM-PARÁ
2013
Introdução
Este trabalho foi produzido a partir das inquietações surgidas durante dos debates e discussões a cerca das problemáticas, desigualdade, humilhação e invisibilidade social, durante o estudo das bases da Psicologia Social e suas contribuições para a prática do Serviço Social, e sua intervenção interdisciplinar na busca da compreensão do sujeito e seus conflitos dentro de sua existência na sociedade.
Psicologia Social e Serviço Social A psicologia é a ciência que tem como base o estudo do comportamento, sejam eles considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e, num plano não observável diretamente, o inconsciente. (Lane, 2006). Neste sentido, é possível afirmar que a psicologia social, é a vertente da psicologia que estuda o comportamento do individuo dentro de seu contexto social. Corroborando a este pressuposto Silvia Lane (2006), discorre que:
O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. E isto acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família, a qual convive com certas pessoas, que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já influenciam na maneira de encarar e cuidar da gravidez e no que significa ter um filho. Para a psicologia social, a influência