Serviço social e Psicologia
Josiane Gomes
A Psicologia, enquanto área de conhecimento cientifico é multifacetada, em termos de objeto de estudo,métodos e metodologias,o que nos permite falar na existência de várias psicologias,psicologias – no sentido de pensarmos a pluralidade de olhares na direção dos fenômenos que compõem a vida e os fenômenos humanos.
Dentro desse universo de multiplicidade, observamos a interação da Psicologia com outras ciências e diversos campos do saber, entre eles o Serviço Social, com a proposta de contribuir com a produção de conhecimento.
Ao considerar como objeto de estudo do Serviço Social, a integração do indivíduo na sociedade, a questão social em suas múltiplas expressões – A psicologia intervém diretamente estudando as relações do ser humano e seu meio, pois é a partir da sociedade que está inserido que formará a percepção de si mesmo, do outro e ao, mesmo tempo, transformará essa sociedade.
Partindo desse pressuposto, encontramos diversas áreas em que estes dois saberes dialogam. Algumas delas são:
· Psicologia Social tem como objeto de estudo a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.Busca pensar sobre a influência que cada ser humano exerce em cada grupo: amigos, familiares, colegas de trabalho, ou mesmo um desconhecido que cruzamos na rua; busca também pensar sobre os atravessamentos que estas influências provocam em cada corpo, modo de ser, viver, pensar e sentir as coisas.Estar em grupo é viver a reciprocidade social, que nasce a partir da percepção dos encontros sociais com o outro.
· Psicologia do Desenvolvimento estuda as mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.
· Psicologia