Estrutura de mercado
“Estrutura de mercado é o termo dado às características organizacionais de mercado que influenciam a natureza da competição e preço dentro do mercado. A estrutura de mercado determina o tipo de comportamento ou conduta que prevalece na indústria. A estrutura de mercado para vários produtos encoraja certos tipos distintos de conduta de mercado.” (JOLLY et.al. 1992). As diferentes formas de estruturas de mercados são dependentes de três principais características, sendo elas: • O número de empresas que compõe esse mercado; • Tipo do produto (se os fabricantes, o produzem idênticos ou de maneira diferenciada); • Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A Microeconomia é a parte da economia que estuda o comportamento das unidades econômicas individuais, em mercados específicos, ou seja, como os consumidores e produtores interagem perante a formação de preços. A microeconomia constitui a base econômica para qualquer ramo. Em quanto isso, a macroeconomia é o estudo mais amplo da economia, atingindo assim a inflação, taxa de juros, cambio, importação e exportação, dentre outros aspectos. A macroeconomia tem por principal objetivo o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável. A macroeconomia concentra-se no estudo das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior.
MONOPÓLIO
O monopólio é uma condição de mercado caracterizada pelo controle de apenas um produtor, ou seja, este não tem concorrentes, todo o mercado está em suas mãos, exemplo disso, é a Petrobrás, no Brasil, pois esta é a única produtora de petróleo nacional. O fato de este ser o único fornecedor, faz com que os monopolistas operem com