As quatro habilidades em l ngua materna
Língua Materna
Disciplina: Fundamentos e
Metodologia de Língua Portuguesa.
As Habilidades da Língua Materna
(Ouvir, Falar, Ler e Escrever).
• São as quatro habilidades que usamos para nos comunicar. Em geral, fazemos uma combinação entre elas em um processo de interação. Quando você escuta uma palestra, por exemplo, você está interagindo de alguma forma: ou sinalizando com o rosto se você concorda ou não, ou fazendo anotações destacando o que acha mais importante… o mesmo acontece quando nós lemos, falamos e escrevemos. Estamos sempre em interação.
As Habilidades da Língua Materna
• Os primeiros métodos de ensino eram assim. A metodologia audiolingual foi desenvolvida para ensinar aos soldados americanos que iam lutar na Segunda Guerra Mundial a língua dos países onde aconteceria a batalha. Eles precisavam aprender em pouco tempo e para isso, passavam por processos exaustivos de memorização de frases. A pronúncia tinha que ser “perfeita”, mas isso não garantia a comunicação. As Habilidades da Língua Materna.
• Havia uma grande preocupação para que os soldados/alunos não cometessem erros. Para tanto, ensinava-se através da apresentação gradual de estruturas, por meio de exercícios estruturais. Assim, a gramática era apresentada aos alunos, não por regras mas através de uma série de exemplos ou modelos; e os paradigmas gramaticais e o vocabulário eram apresentados não através de listas mas em frases completas.
As Habilidades da Língua Materna
• Para que se defina o que é linguagem, deve-se esclarecer o significado da palavra língua, da qual essa deriva. A língua é um conjunto de elementos que representam a fala, formada por um sistema de sons vocais de uma comunidade que a usa para se comunicar. Por isso, diz-se que a língua é também uma nomenclatura, pois constitui um sistema e sofre influência de todos os indivíduos.
As Habilidades da Língua Materna
• Quando o cérebro humano recebe o som e percebe que se trata de um som