PCN´s
É lugar comum, nos dias de hoje, enfatizar a importância do papel da Educação numa sociedade. Portanto, furtar-nos-emos de encaminhar aqui tal discussão e passaremos a apontar os objetivos do presente trabalho. A educação é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas e programas nacionais, quanto OS PCN E A AULA DE PORTUGUÊS INTRODUÇÃO
É lugar comum, nos dias de hoje, enfatizar a importância do papel da Educação numa sociedade. Portanto, furtar-nos-emos de encaminhar aqui tal discussão e passaremos a apontar os objetivos do presente trabalho. A educação é um grande desafio, tanto no âmbito das políticas e programas nacionais, quanto no âmbito restrito de uma sala de aula.
Diante deste desafio, o governo brasileiro tem adotado, no decorrer de nossa recente história educacional, diversas estratégias que visam a melhorar e a universalizar o ensino, em função de objetivos específicos relacionados às demandas da sociedade de cada tempo e às posições ideológicas de cada governo. A proposta em voga, hoje, é a dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN.
Concomitantemente às diversas iniciativas, ocorreu o desenvolvimento do mercado editorial ligado ao livro didático (LD), sendo que este passou a assumir, sempre com maior importância, boa parte da responsabilidade pela organização dos conteúdos e das formas de administração dos mesmos em sala de aula. Esta importância chegou a tal ponto, que existe uma comissão criada pelo governo, que analisa e classifica os diversos LDs disponíveis no mercado, verificando em que medida eles respondem às necessidades apontadas pelos PCN, em suas orientações com relação ao ensino de Língua Portuguesa.
Porém, a realidade ainda é dura e complexa. Os problemas estruturais, operacionais e sociais que influenciam no processo educacional são ainda muito acentuados. É aí que se encontram os grandes desafios. Aproximar a prática pedagógica das teorias atualmente em voga – sob as quais os