caso concreto1 unesa
394 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁPROFESSOR: ROGÉRIO BRITO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: ANA CAROLINA NERES MATRÍCULA: 201407147943 PERÍODO: 1º- NOITE
Caso 1
Questão discursiva:
Em um conhecido episódio da nossa história, Oswaldo Cruz liderou uma campanha de erradicação da febre amarela na cidade do Rio de
Janeiro. Cientista de grande porte, tendo estudado no Instituto Pasteur, na França, convenceu as autoridades de que era necessário vacinar todos os moradores da cidade. Objetivamente, sua preocupação era a de combater uma epidemia que estava matando grande parte da população carioca.
Entretanto, essa iniciativa não foi bem recebida pela população, que atacava os agentes da brigada sanitária e promoveu uma série de protestos que ficou conhecida como a "Revolta da Vacina". Uma das causas da reação adversa da população foi o fato de que, para aplicar a vacina, os agentes sanitários viam os braços desnudos das moças, considerados objeto de desejo na época, e, portanto, não podendo ser mostrado a estranhos.
Pergunta-se: se Oswaldo Cruz pudesse ter recorrido a um cientista social, como ele poderia ter auxiliado? Analise sob o prisma da objetividade científica e da relação sujeito/objeto os fenômenos acima descritos.
Resposta
Senso comum: Conhecimento espontâneo compreendido pelo mundo basicamente no aprendizado assimilado de geração em geração pelo indivíduo; nasceu na tentativa do homem solucionar problemas cotidianos.
Ex: Avós que ensinam aos filhos e netos que se comerem alguma fruta acompanhado de algum alimento o fará mal. (ex: manga com leite)
Conhecimento científico: Resulta da investigação metódica, sistematizada da realidade, transcede fatos, fenômenos e pesquisas realizadas pelo homem na contínua e constante transformação da sociedade, da política e da economia. Ex: Pesquisas cientificamente comprovado, estudada e analisada.
A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da