Análise de Métricas - Alinhamento de TI
MBA de Gestão Estratégica da TI
Sumário
1. Introdução
2. Descrição da Amostra
Nesta pesquisa foram consideradas cinco respostas ao questionário de avaliação do nível de maturidade, dois de pessoas ligadas à área de TI e três de negócios. Os perfis de TI são de Coordenador Técnico e Arquiteto de Infraestrutura. Os perfis de Negócio são de Diretor, Gerente de Projeto e Analista de Negócios.
3. Aplicação do questionário
A tabela abaixo representa o resultado resumido dos valores obtidos no questionário. Dados detalhados da pesquisa podem ser verificados no Anexo I.
μTI μNEG μGERAL
Comunicação
2,00
2,11
2,06
Métricas
1,93
2,29
2,11
Governança
2,00
2,42
2,21
Parcerias
2,00
2,44
2,22
Tecnologia
1,88
2,33
2,10
Habilidades
3,57
4,10
3,83
Tabela I – Resultados por Área e Geral
Dos indicadores de TI, apenas ‘Habilidades’ está acima de 2. Isso demonstra claramente que a área não está envolvida nos processos de negócio, não participa da estratégia da empresa de maneira a influenciá-la e portanto tem como característica um simples apoio à área de negócios, seja administrativa ou operacional.
Interessante e explicável pelo fato de que a empresa vende tecnologia, tem muitos empregados que são especialistas técnicos e possui praticamente toda a infraestrutura de TI terceirizada.
O pior, ainda para TI, é o indicador Tecnologia e demonstra falta de padrões e de integração entre as plataformas – por muito tempo teve um produto único e prestação de serviço apenas de suporte, com pouca necessidade de infraestrutura de TI e portanto com quase nenhuma necessidade de padrões e integrações entre plataformas.
Ao analisar os indicadores de negócio, percebe-se que todos estão entre 2 e 3 com exceção de ‘Habilidades’ que supera 4. Este melhor indicador explicita claramente o fato de a empresa ser inovadora, prover educação e treinamento funcional em todas as áreas e permitir